Suspensão: Tudo o que você precisa saber

Como o próprio nome diz, a suspensão é um sistema responsável por auxiliar na sustentação do carro, assegurando segurança e conforto. Seja para carros novos, seminovos ou usados, a revisão dessas peças é essencial para o bom funcionamento do seu veículo. 

Se você tem dúvidas sobre como funciona o sistema de suspensão, quais os tipos de suspensão e sinais de que ela está apresentando problemas, vem conferir!

O que é suspensão?

O sistema de suspensão é um conjunto de peças que tem como objetivo garantir que as rodas estejam sempre em contato com o solo. Esses componentes trabalham para absorver os impactos da roda, proporcionando conforto e segurança para o motorista e passageiros.

Os principais componentes desse conjunto de peças são os amortecedores, molas, bandeja de suspensão, buchas de borracha, pivô, coxim e barra estabilizadora

Tipos de suspensão

Suspensão de Eixo Fixo

Esse tipo de suspensão era mais usada nos carros antigos, até 1950. Esse sistema de suspensão era mais simples e barato, porém tinha uma estrutura mais pesada e que não absorvia tanto os impactos, não sendo confortável para os ocupantes do carro.

Hoje, é mais fácil encontrar esse tipo de suspensão em carros off road ou militares.

Suspensão MacPherson ou Telescópica

Criada em 1940 por Earle Steele MacPherson, é um sistema de suspensão independente, onde cada roda sofre um impacto de forma independente, sem transferir para outra. 

Esse é um dos tipos mais comuns e pode ser instalado tanto na parte dianteira, quanto na traseira. 

Suspensão Duplo A

Conhecida também como Triângulo Duplo, é um outro tipo de suspensão independente. Não é comum encontrar esse sistema de suspensão em carros de passeio, sendo mais utilizada em carros esportivos

Suspensão Multilink

Inspirada no sistema de suspensão anterior, a Multilink é a sua versão avançada. Também é chamada de suspensão multibraço, por ter mais braços do que os outros tipos de suspensão, o que proporciona um melhor alinhamento das rodas. É mais utilizada em carros mais potentes e normalmente no eixo traseiro.

Suspensão modificada

Desde 2014, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) liberou o uso da suspensão modificada. Normalmente utilizada para rebaixar o carro, é comum encontrar três tipos de suspensão modificada, sendo: suspensão fixa, suspensão a ar e suspensão de rosca.

Quando fazer a troca dos componentes da suspensão?

Como o sistema de suspensão afeta diretamente no conforto e segurança dos ocupantes do carro, é importante ter a manutenção em dia e manter o carro alinhado, sobre o alinhamento, o recomendável é que seja feito a cada 10 mil km. 

Assim como outras peças do carro, a suspensão também precisa de manutenção preventiva. Mas como alguns componentes possuem desgaste variado, você pode ficar atento a alguns sinais para identificar que a suspensão precisa ser trocada:

Barulho no carro

Se ao passar por lombadas ou ruas esburacadas, você tem percebido um barulho diferente, que não é metálico, mas sim mais “seco”, além de sentir um impacto maior do que o normal, isso normalmente é sinal de que o amortecedor precisa ser trocado. 

Vibração e instabilidade no volante

Se o seu carro está balanceado e alinhado, esses também são sinais que podem indicar problemas na suspensão.

Vazamento no amortecedor 

A troca do amortecedor normalmente é recomendada a cada 40 mil km, mas caso você perceba presença de óleo no amortecedor, isso indica vazamento do fluído e a peça deve ser trocada.

Desgaste prematuro dos pneus

Mais um indício de que o seu sistema de suspensão precisa de manutenção é o desgaste prematuro dos pneus. Quando a suspensão está danificada, os pneus sofrem maior atrito com o solo e desgastam mais rápido.

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