Radiador: água desmineralizada e aditivo

O radiador é um dos itens do sistema de arrefecimento (ou sistema de refrigeração) do motor, sua principal função é dissipar o excesso de calor gerado pelo motor durante a queima de combustível. Fazem parte do sistema de arrefecimento: bomba d'água, sen-sor de temperatura, válvula termostática, reservatório de água do radiador, radiador, adi-tivo e a ventoinha.

Para garantir que o carro não superaqueça e que o motor não funde, é necessário man-ter alguns cuidados relacionados a manutenção preventiva.

Qual água usar no radiador?

Nunca use água da torneira, pois isso pode fazer com que o motor superaqueça, além de comprometer sua vida útil, já que a água da torneira contém cloro e sais minerais que podem corroer as peças metálicas.

O correto é utilizar água desmineralizada junto com um aditivo e a proporção pode vari-ar entre 40% a 60%, dependendo do manual do fabricante. Você pode comprar separa-do e fazer a mistura ou comprar o produto já pronto, que contém a junção de água des-mineralizada e aditivo. Lembrando que caso você prefira comprar pronto, fique atento a proporção de água e aditivo, para atender o que pede o manual do proprietário.

Geralmente a recomendação é para que o fluído aditivo seja trocado a cada 12 meses ou a cada 30 km rodados, mas sempre verifique no manual para ver qual a recomenda-ção para o seu carro.

Normalmente não precisa ser completado, apenas feita a troca de tempo em tempo. Isso porque o sistema de arrefecimento é um circuito fechado, então não é para que o fluído abaixe, apenas em caso de vazamento, onde é recomendável levar até o mecânico.

O que o aditivo faz?

A água evapora quando atinge a temperatura de 100° C, que é exatamente a temperatu-ra em que o carro opera. O aditivo faz com que a água não evapore nessa temperatura, aumentando o seu ponto de ebulição, além de não permitir que a água congele quando atinge 0° C, no caso de cidades mais frias.

Como conferir o nível de água do radiador?

Nos carros antigos não existe uma marcação para verificar o nível de água, mas nos car-ros novos têm uma marcação de nível mínimo e máximo, então basta verificar se o fluído está entre essas duas marcações.

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