Maio Amarelo: Quais são os equipamentos de segurança do carro?

O Maio Amarelo é o mês da conscientização para a prevenção de acidentes de trânsito. Para garantir maior segurança no trânsito, o carro é equipado com diversos equipamentos, e o bom funcionamento de cada um deles e o uso correto, pode evitar que um acidente aconteça, ou caso aconteça, que o impacto seja o menor possível.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige alguns equipamentos de segurança, vamos falar melhor sobre esses itens hoje. Vamos lá?

Quais são os equipamentos de segurança exigidos no carro?

Vamos começar pelo mais comum: o cinto de segurança. Ele sempre deve ser usado por todos os ocupantes do veículo, incluindo os passageiros que estiverem sentados no banco de trás. O cinto mais seguro é o cinto de três pontos, que desde 2020 é obrigatório que os carros já saiam de fábrica com ele para todas as posições de assentos.

Agora, se o seu carro é antigo e possui cinto de dois pontos nos bancos traseiros, não é recomendável fazer a adaptação para o de três pontos. Isso porque o cinto não deve ser fixado em qualquer local, tanto que quando as montadoras projetam um carro, é realizado diversos testes para ter certeza que a fixação do cinto está correta. Portanto, caso o seu carro tenha cintos de dois pontos, é mais seguro que permaneça dessa forma.

Vale lembrar ainda, que o cinto de segurança reduz o risco de morte em caso de acidente em 45% no banco da frente e 75% no banco traseiro, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Preserve a sua segurança, use cinto!

Além do cinto, também são considerados equipamentos de segurança: para-choques dianteiro e traseiro, espelhos retrovisores internos e externos, pneus em bom estado (não use pneus que estejam carecas e os mantenha sempre na calibragem correta, de acordo com o manual de instrução do carro), um pneu de estepe, triângulo, macaco e chave de roda. Esses três últimos, para caso aconteça alguma emergência com o seu carro durante o caminho.

Para que o condutor do veículo atrás do seu saiba o que vai acontecer, é importante o bom funcionamento das setas indicadoras, dos faróis e da lanterna de ré e de freio. Também é importante o perfeito funcionamento dos freios de estacionamento e de serviço e dos limpadores de para-brisa, e que todos os assentos tenham encosto de cabeça.

Quando o assunto é o transporte de crianças com segurança, também é obrigatório o uso de bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. Para saber mais sobre isso, confira aqui.

Em 2014, o CTB adotou algumas mudanças referentes a três equipamentos de segurança: freio ABS, airbag duplo frontal e inclusão do isofix para as cadeirinhas. Vamos falar detalhadamente sobre cada um deles!

Qual a diferença do freio ABS?

Freio ABS

No sistema de freios comum, quando o freio é acionado de forma brusca e inesperada, as rodas travam completamente e não há mais o atrito que é necessário para o carro parar, fazendo com que o carro derrape e o motorista perca o controle. Já o freio ABS tem um sistema de antitravamento das rodas, proporcionando que o condutor do carro continue tendo controle do veículo, e isso é importante num momento onde seja necessário frear e desviar de um obstáculo, por exemplo.

Se a recomendação para os freios comuns é para ter cautela ao acionar o freio, para o freio ABS, em caso de precisar, é recomendado que o motorista aperte o freio com força, mesmo que sinta alguma vibração no pedal, e direcione o carro para um lugar mais seguro.

Esse sistema de freios pode salvar vidas, diminuindo o risco de morte no trânsito em caso de acidentes.

Como o airbag funciona?

airbag

Traduzido como “bolsa de ar”, o airbag conta com tecnologia e química para garantir que os ocupantes do carro tenham menos riscos de lesões no caso de acidentes. Ele se abre quando existe o impacto e a desaceleração do veículo.

O airbag duplo frontal é obrigatório desde 2014 e o tipo mais comum. Se trata então de bolsas que ficam dentro do volante e também no painel em frente ao banco do carona, protegendo tanto o motorista, quanto o passageiro que está indo no banco da frente.

O que é isofix?

Isofix

O isofix é o sistema responsável pela fixação do equipamento de retenção infantil, seja o bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. A grande diferença é que ele prende a cadeirinha de forma mais eficiente, por duas âncoras que são soldadas e parafusadas na estrutura da carroceria do carro.

Postagens relacionadas